:: Página Principal.
:: Documentário da Igreja.
:: O Poder da Santa Missa.
:: O Poder do Santo Rosário
:: Aparições de N. Senhora.
:: A Vida dos Santos.
 
:: As Grandiosas Orações.
:: As Orações e Promessas.
:: As Devoções.
 
:: O Relógio da Paixão.
:: A Divina Misericórdia.
:: A Mediação de Maria.
 
:: A Catequese do Papa.
:: Guerreiros da últ. Ordem.
:: Os Sinais do Apocalipse.
 
:: O Estudo da Liturgia.
:: A Imitação de Cristo.
:: Confessai-vos bem.
 
:: Confissões do Inferno.
:: O Milagre de Lanciano.
:: A Contrição Perfeita.
 
:: Eucaristia ou Nada.
:: Beato João Paulo II.
:: Papa Bento XVI.
 
:: O Catecismo da Igreja.

S. S. O PAPA BENTO XVI.

 

Papa Bento XVI proclama João Paulo II como venerável.

 

19/12/09: Decreto reconhece as 'virtudes heróicas do servo de Deus' Karol Wojtyla.
Trata-se do primeiro passo para beatificação do polonês.

 

O Papa João Paulo II, em imagem de 2005.

O papa Bento XVI proclamou neste sábado (19) como "venerável" João Paulo II, após aprovar o decreto pelo qual são reconhecidas as "virtudes heróicas do servo de Deus" Karol Wojtyla, primeiro passo para a santidade do polonês, informou a Santa Sé.

O decreto foi aprovado durante a audiência concedida no Vaticano pelo prefeito regional da Congregação para a Causa dos Santos, o arcebispo Ângelo Amato.

A assinatura do decreto não significa a imediata beatificação de Karol Wojtyla, já que ainda falta a aprovação por Bento XVI do milagre que leve à proclamação de seu antecessor como beato.

O ato, no entanto, representa o começo da contagem regressiva para a elevação de João Paulo II à glória dos altares, que pode acontecer, segundo os observadores vaticanos, em outubro do próximo ano, coincidindo com a data em que Wojtyla foi eleito pontífice, em 1978.

Já em 17 de novembro, os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram essas "virtudes heróicas" de João Paulo II, e só se estava à espera de que Bento XVI assinasse o decreto.

Sobre o milagre, embora sejam várias as curas inexplicáveis atribuídas à intercessão de João Paulo II, o postulador da causa, o sacerdote polonês Slawomir Oder, escolheu a cura da freira francesa Marie Simon Pierre, que sofria do Mal de Parkinson, a mesma doença de Wojtyla.

Após Bento XVI aprovar o milagre, só faltará escolher a data da beatificação.

O processo que levará João Paulo II aos altares foi aberto em 28 de junho de 2005 e começou em Roma, cidade onde morreu e de onde foi seu bispo durante 26 anos e meio.

A causa de beatificação foi aberta por desejo de Bento XVI sem esperar que se passassem cinco anos de morte, como estabelece o Código de Direito Canônico.

Pio XII

Bento XVI proclamou também como "venerável" Pio XII, após aprovar o decreto pelo qual são reconhecidas as "virtudes heróicas" de Eugenio Pacelli, o primeiro passo para a beatificação e posterior canonização do pontífice italiano.

O decreto foi aprovado durante a audiência concedida no Vaticano pelo prefeito regional da Congregação para a Causa dos Santos, o arcebispo Ângelo Amato, e no qual também inclui o reconhecimento das "virtudes heróicas" de João Paulo II.

Fonte: G1.

 

       © Últimas e Derradeiras Graças