:: Página Principal.
:: Documentário da Igreja.
:: O Poder da Santa Missa.
:: O Poder do Santo Rosário
:: Aparições de N. Senhora.
:: A Vida dos Santos.
 
:: As Grandiosas Orações.
:: As Orações e Promessas.
:: As Devoções.
 
:: O Relógio da Paixão.
:: A Divina Misericórdia.
:: A Mediação de Maria.
 
:: A Catequese do Papa.
:: Guerreiros da últ. Ordem.
:: Os Sinais do Apocalipse.
 
:: O Estudo da Liturgia.
:: A Imitação de Cristo.
:: Confessai-vos bem.
 
:: Confissões do Inferno.
:: O Milagre de Lanciano.
:: A Contrição Perfeita.
 
:: Eucaristia ou Nada.
:: Beato João Paulo II.
:: Papa Bento XVI.
 
:: O Catecismo da Igreja.

PAPA BENTO XVI

RELIGIOSIDADE PERMITE

TRANSFORMAR CONHECIMENTOS EM SABEDORIA.

25.04.09: Cidade do Vaticano, (RV).

O ensino da religião nas escolas ajuda os jovens a refletirem sobre o sentido da existência, a encontrarem sua identidade e uma intuição global. E isso só é possível porque a matéria "religião" tem como fulcro central o ser humano e sua dignidade: foram as primeiras palavras proferidas pelo papa, ao receber, na manhã deste sábado, um grupo de oito mil professores de religião, na Itália, na Sala Paulo VI.

"É importante também – disse Bento XVI – conjugar tal ensino com a teologia, a filosofia e as ciências, no pleno respeito dos métodos e autonomias, na consciência de sua intrínseca unidade."

"A dimensão religiosa faz parte da formação global da pessoa e permite transformar os conhecimentos em sabedoria de vida. Graças ao ensino da religião católica, a escola e a sociedade se enriquecem; contam com verdadeiros laboratórios de cultura e de humanidade. O Cristianismo habilita as pessoas a descobrirem o bem e a crescerem na responsabilidade; a buscarem o confronto, e a se inspirarem nos dons do passado, para compreender melhor o presente e projetar-se, conscientemente, em direção ao futuro."

Em seguida, o pontífice convidou os professores a refletirem sobre o Apóstolo Paulo, corajoso arauto e genial mediador da Revelação, características que podem alimentar sua identidade de educadores e testemunhas.

O papa recordou que, também na formação paulina, a atenção à cultura, ao profissionalismo e à competência nos vários campos do saber merecem papel de destaque.

Em suas palavras, Bento XVI recordou que a comunicação da verdade e da beleza da palavra de Deus é um aspecto fundamental na missão do professor de religião. O papa exortou todos a viverem o Evangelho com paixão, a compartilhá-lo e a cultivarem as novidades que ele emana para a vida do mundo.

Fonte: Rádio Vaticano.

 

 

       © Últimas e Derradeiras Graças